Isso engorda mais que comer muito!

Muita coisa que você faz engorda mais que comer muito, vem entender melhor!

Jana Gradvohl

Falo muito em consultório que estresse é grande vilão do ganho de peso mas o mercado quer que você acredite que a culpa é sua pois assim eles vendem alimentos milagrosos e muitos projetos verões. E as mulheres vivem refens dessa busca que nunca chega no ideal.

Um estudo publicado na Cell Metabolism (2023) mostrou que pequenas mudanças na rotina, como ajuste na ingestão de proteínas e no ciclo circadiano, aumentam a termogênese e regulam a insulina, promovendo um metabolismo mais ativo. Ou seja, não se trata de cortar calorias drasticamente, mas de otimizar os sinais metabólicos que seu corpo recebe.

Outro fator importante é o impacto do estresse no metabolismo. O excesso de cortisol – hormônio do estresse – está diretamente relacionado à resistência insulínica e ao acúmulo de gordura visceral, como apontado em estudos da Universidade de Harvard.

Eu fui essa pessoa que vivia para cortar alimentos e depois que isso parou de funcionar cai na pesquisa do comportamento, metabolismo e nos últimos anos na microbiota! Foi a assim que nasceu o método 3M (mente, metabolismo e microbiota), as estratégias de saúde devem regular os seus esse eixo, por isso sempre combino a alimentação inteligente com abordagens que minimizam a resposta inflamatória do organismo aliando isso com um comportamento alimentar integral que inclui sua vida social! A cereja do bolo fica com a microbiota pois é lá que a mágica toda acontece!